*** Tudo o que fizermos, para o bem ou mal, a nós retornará triplicadamente e nesta encarnação. ***

Veneralia

terça-feira, 23 de abril de 2013



No dia 1º de Abril, início do mês de Vênus (veja mais em Abril e sua ligação com Vênus) celebra-se a Veneralia, consagrada, como o próprio nome indica, a Vênus, Deusa do Amor e da Beleza.

Celebrava-se Vênus Verticordia ("Vênus, a que converte corações"), um aspecto da deusa romana Vênus, venerava-se principalmente o seu poder de transformar corações, ou seja, de preparar para o amor quem a isso resistisse.

Dante Gabriel Rossetti: Venus Verticordia (1868)
As mulheres aproveitavam para convocar à Deusa assistência nas suas vidas amorosas. Acreditavam também que a Deusa as preparasse para serem fiéis.

Na Antiguidade romana, as jóias eram removidas da sua estátua, a qual era ritualmente lavada, e depois ofereciam-se-lhe sacrifícios de flores. Também se lhe dedicava algum incenso a troco de que os defeitos físicos das mulheres não fossem visíveis nos banhos públicos.

Durante os festejos, a imagem de Vênus era removida de seu templo para que os homens pudessem se banhar, onde eram despidos e lavados em água morna por suas assistentes do sexo feminino, em seguida, enfeitados com murta.
 
Neste dia, honra-se também a Fortuna Virilis (de algum modo associada à Vênus).

Quiçá existisse aqui uma distinção social, no que respeita ao culto: as camadas mais altivas honrariam Vênus, e as mais baixas a Fortuna Virilis.

Todavia, este dia, de modo eminente consagrado à fecundidade, também é religiosamente votado a Ceres, cujo festejo de oito dias começa dez dias após, a 11 de Abril, culminando na Cerealia.

Em Nova Venécia-ES é comemorado nos dias 24 e 25 de abril Honras ao Deus Mitra (representado pelo Leão Alado) e Honras à Deusa Vênus respectivamente pelo Coven Filhos de Vênus.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Peço perdão àqueles que possa ter omitido os créditos e peço que, por favor, avise para que possa ser creditado.
Cidade de Vênus © 2013