*** Tudo o que fizermos, para o bem ou mal, a nós retornará triplicadamente e nesta encarnação. ***

Os 3 aspectos da Deusa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por Claudiney Prieto

Para nós, Wiccanianos, a Deusa é tríplice, mas ao mesmo tempo uma única Divindade. A Deusa não é uma Divindade transcendente, afastada de sua criação. Ela é imanente. Existe e está presente em todos os espaços, lugares, momentos.

As 3 Faces da Deusa

Algumas vezes Ela pode manifestar-se com o sussurro dos ventos. Está dentro e fora de nós. Pode estabelecer comunicação conosco por meio de nossos pensamentos, atitudes, palavras, gestos. Ela pode comunicar-se conosco por uma manchete de jornal, pela palavra doce ou repreensiva de um amigo, pelo sorriso de uma criança ou pelo cruzar de um pássaro nos céus. Outras vezes, Ela não se comunica conosco por nenhuma dessas formas, mas pelos sentimentos. Podemos sentir sua presença e amor quando estamos sós e tristes. Ela pode confortar nosso coração quando passamos por problemas. Sempre está por perto nos dando a sensação de que somos parte de tudo.

Na Wicca, a Deusa carrega em si a triplicidade de Donzela, Mãe e Anciã. Elas representam os aspectos da vida que todas as mulheres passarão um dia, mas vai muito além disso. Cada uma delas simboliza as inúmeras possibilidades de vida, como: Nascer/Viver/Morrer - Manhã/Tarde/Noite - Frio/Morno/Quente - Juventude/Maturidade/Velhice - Criação/Desenvolvimento/Conclusão.

A Deusa apareceu em inúmeras culturas assumindo uma de suas três faces: Donzela, Mãe ou Anciã. Muitas Deusas ao redor de diferentes mitos parecem representar um destes aspectos, porém algumas são ao mesmo tempo os três em um só.

As Deusas tríplices, nas culturas em que apareceram, parecem estar associadas a inúmeras outras Deusas que passaram a ter menos importância em algum momento dessas culturas e que assim foram absorvidas por uma Deusa mais poderosa da região. Em algumas tradições, uma tríade de irmãs representa a Deusa Tríplice, como é o caso de Brigit, Morrigu, as Parcas ou as Nornes. Como muitas Deusas tríplices, elas podem aparecer como uma Divindade suprema, em um singular aspecto, ou divididas em suas três faces.

Por serem reverenciadas em qualquer um de seus aspectos, as Deusas tríplices podem ser invocadas em inúmeros tipos de rituais, necessidades e funções. Por causa disso, a Deusa Tríplice é algumas vezes, mais fácil de ser trabalhada do que uma Deusa em particular, pois não há a necessidade de memorizar uma enorme lista de Divindades e diferentes aspectos.

Qualquer pessoa pode escolher o panteão com o qual se sente confortável, identificar uma Deusa tríplice nele e se reportar a Ela quando sentir necessidade.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Peço perdão àqueles que possa ter omitido os créditos e peço que, por favor, avise para que possa ser creditado.
Cidade de Vênus © 2013