*** Tudo o que fizermos, para o bem ou mal, a nós retornará triplicadamente e nesta encarnação. ***

Marte, o deus guerreiro

quinta-feira, 1 de março de 2012

por Rafael Nolêto

Marte e Vênus por Sandro Botticelli

Na Roma Antiga, Marte era tido como o Deus da guerra e correspondia ao Deus grego Ares. Marte, ao contrário de Ares, era muito adorado pelos romanos, que o associavam a fertilidade, conquistas, prosperidade, guerras sangrentas e vitórias. Marte era filho de Juno (Hera) e Júpiter (Zeus). Era irmão de Minerva, a Deusa da diplomacia e da estratégia em guerras. De acordo com a mitologia, Marte e Minerva possuíam uma rixa, que ocasionou um combate entre eles, junto das muralhas de Tróia, onde cada um defendeu um exército. Marte, que defendeu os troianos, sendo derrotado por Atena.

Mas nem só de lutas vive o deus da guerra. Apesar de toda a sede de sangue, marte nutriu um grande amor pela Deusa Vênus, com quem teve o filho Cupido e a filha mortal Harmonia. O amor entre Marte e Vênus era fruto de um adultério, pois Vulcano era o verdadeiro esposo de Vênus, e ficou furioso ao descobrir o romance dos dois, prendendo os amantes em uma rede.

Os romanos se consideravam descendentes diretos de Marte, pois Rómulo e Remo (fundadores mitológicos de Roma) eram filhos de Reia Sílvia (ou Ilia, vestal e princesa de Alba Longa) e de Marte.

A cor associada a Marte é o vermelho, pois é a cor do sangue, relacionada com a violência na antiguidade. Talvez esse fato tenha originado o nome do planeta marte, chamado também de planeta vermelho. Seus atributos são o escudo sagrado, a lança, o pica-pau, o lobo e o touro.

Durante o mês de março, em Roma, eram realizadas diversas celebrações em honra a Marte, que era venerado como um dos principais deuses, chegando a ser mencionado como Deus Nacional, diferente de Ares, seu correspondente grego, que por sua vez era considerado um deus menor, bruto e pouco cultuado.
No primeiro dia de Março todos os prédios romanos eram decorados com coroas de louro em honra a Marte. Esse deus é considerado o protetor dos campos, colheitas e conquistas.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Peço perdão àqueles que possa ter omitido os créditos e peço que, por favor, avise para que possa ser creditado.
Cidade de Vênus © 2013